expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pitanga-de-perdiz

Pitanga-de-perdiz

Nome científico: Eugenia observa.

Sinônimos populares: Guamirim-vermelho-de-cerrado e guamirim-de-perdiz, maroto e maroquinha.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Ocorre nas regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Características: É um arbusto de até um metro de altura, com média ramificação, folhas ovais, coreáceas, alternadas, opostas, verdes-brilhantes. Floração ocorre nos meses de setembro e outubro. Flores amarelas- pálidas, quase brancas. Frutifica nos meses de outubro a dezembro. frutos ovais, vermelhos com pouca polpa, adocicados, saborosos.

Habitat: Cerrado aberto ou campo sujo.

Tipo de solo: Ácido a semi-ácido, bem drenado.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Luminosidade: Sol pleno.

Multiplicação: Por sementes.

Plantio: A semente deve ser plantada fresca. Para a quebra de dormência, deixe a de molho numa vasilha com água e ácido giberélico ou NPK 8-14-8 por uma semana. Semeie usando terra comum, sem adubo. Leva de 30 a 60 dias para nascerem. A muda pode ser plantada em local definitivo com seis meses após a brotação. Faça uma cova de 40 x 40 x 40 centímetros, ponha a muda e complete com uma mistura de terra comum, carvão vegetal ou cinza e esterco de curral ou compostagem.

Observação: Ao caminhar pelo cerrado durante o período de frutificação, espalhe sementes, plante. Assim contribuímos para a preservação de espécies e do meio ambiente como um todo. A natureza agradece.
Abraço preservacionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário