expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Aranha-da-teia-amarela

Aranha-da-teia-amarela

Nome científico: Nephila clavipes.

Sinônimos: Néfila.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: América tropical, desde o Brasil até os Estados Unidos.

Características: É uma aranha com até 7,5 centímetros de comprimento, 6 olhos, localizados na parte de cima da cabeça, tórax pequeno e abdome prolongado, com coloração variada entre o amarelo pálido ou intenso, sempre com pintas irregulares negras e brancas. O macho é bem menor, medindo cerca de 2,5 centímetros e de coloração neutra.

Habitat: Gosta de florestas e bordas de matas. Constrói sua teia entre árvores e galhos, chegando a medir até 3 metros de diâmetro. Essa teia possui coloração dourada e é considerada pelos especialistas, guardadas as devidas proporções, mais resistente do que o aço. Produzida sinteticamente é usada em coletes à prova de bala, por exemplo.

Hábitos alimentares: Alimenta-se de insetos como borboletas, besouros, moscas, etc.

Hábitos sociais: Vive solitária. O macho quase sempre vive na mesma teia tecida pela fêmea, mas mantém-se distante a maior parte da vida.



    Foto: Maria do Carmo Silva


Reprodução: O acasalamento ocorre no verão. É a rara exceção em que a fêmea permite a aproximação do macho. E ele precisa ser muito hábil para que a fêmea não o mate antes ou após o ato sexual. Ela põe algumas dezenas de ovos. Os filhotes são autônomos desde o nascimento. Constroem suas próprias teias na base da teia da mãe, em sentido horizontal. Poucos chegam à idade adulta. Os adultos vivem cerca de um ano, morrendo logo após o período de reprodução.

Predadores: Pássaros e lagartos.

Veneno: Sua ação é branda, não necessitando de cuidados médicos. Provoca pequena dor e vermelhidão no local. Casos raríssimos em que alguém manifeste alergia ao veneno. Nesse caso são ministrados antialérgicos. Dificilmente, também, essa aranha pica alguém, mesmo entrando em contato com a pele ou roupa. É um animal inofensivo.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Importante: Ao andar pela mata, não mate esses animais. Preservando-o, estará preservando a toda uma cadeia alimentar.

Abraço preservacionista!




Nenhum comentário:

Postar um comentário