expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 22 de julho de 2014

Sucupira-preta

Sucupira-preta

Nome científico: Bowdichia virgilioides.

Sinônimos: Sucupira-do-cerrado, sucupira-açu, cutiúba, sucupira-do-campo, sapupira-do-campo, sepifirme, sucupira-da-praia, sebepira, paricarana, acariaçu, sucupiruçu e sicupira.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Bolívia, Paraguai, Venezuela, Guianas e Brasil, nos estados de Goiás, Mato-Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Habitat: Gosta de solos ácidos a semi-ácidos, bastante ensolarados, temperatura de média a alta. Adaptou-se bem ao cerrado e matas de transição, locais mais abertos.




    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Características: É uma árvore de até 16 metros de altura, com o tronco quase sempre reto, casca dura, grossa e enrugada, copa pouco densa, folhas compostas pinadas, flores violetas e frutos em pequenas vagens, contendo única semente. Floresce, de acordo com o local, entre junho e setembro e frutifica entre julho e novembro.



    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Formas de uso: Sua madeira é empregada na fabricação de móveis de luxo, devido a beleza e durabilidade. É empregada também como remédio natural contra várias doenças. Para maiores informações visite o blog wwwplantasquecuram.blogspot.com  .

Status ecológico: Devido ao grande desmatamento do cerrado, corre risco de extinção em alguns locais.

É dever de todos prezar pela preservação do nosso meio ambiente! Ajude-nos a cuidar dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário