expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Fruta-azul

Fruta-azul

Nome científico: Coccocypselum lanceolatum.

Sinônimos: Cauabori, veludo-rasteiro e azulzinha-do-bosque.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Brasil, nos estados do Sul, Sudeste e Nordeste.

Ambiente: Gosta de solos ácidos, bem drenados e matéria orgânica resultante da decomposição de folhas das árvores. Cresce sob a meia-sombra proporcionada pelas árvores do cerrado, dos campos eou da caatinga.

Características: É uma planta rasteira de cerca de 50 centímetros de diâmetro, com folhas aveludadas, verde-escuro, flores roxas e frutos azuis, semelhantes à uma pequeníssima pera. Atualmente vem sendo usada em jardinagem por sua beleza singular. Floresce de dezembro a janeiro e frutifica do final de janeiro à março. Seus frutos são comestíveis e dão um suco de sabor ímpar, diferente.



    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Como fazer a semeadura: Suas sementes são negras e minúsculas. Semeie sobre um canteiro previamente preparado com terra fofa e folhas moídas. Proteja contra o sol direto. As sementes levam de um até seis meses para brotarem.

Status ecológico: Devido à grande colheita de seus frutos, sem deixar semente em seu habitat natural, em alguns lugares já se encontra em extinção.

É importante ao encontrá-la na natureza, semear suas sementes no solo ao redor da planta mãe.
A natureza agradece!

14 comentários:

  1. Boa tarde amigo, adorei essa plantinha, voce tem sementes dela? ou conhece alguém que tenha? eu sou apaixonado pelas frutas do cerrado e silvestres do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco, posso entrar em contato com você? Estou querendo muito ter essa plantinha e introduzi-la aqui na mata perto de casa! Agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Não encontro a muda em lugar nenhum. Queria comprar várias pra plantar e colher muitos frutos!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei hj vou tentar semear! Linda de mai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor! Tem muitas sementes? Poderia compartilhar? Rsrsrsrrs

      Excluir
  5. Vi essa frutinha duas vezes em São Francisco Xavier e nunca mais. Fiquei encantada com sua beleza e não sabia que era comestível. Hoje por acaso descobri o nome mexendo no google, gostaria muito de tentar plantar onde moro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu tenho sementes. Favor entrar em contato pelo email: celototz@gmail.com

      Excluir
  6. Não é uma planta "exótica", pois é nativa do Brasil, ela é uma planta rara e diferente, cujos frutos azuis chamam atenção.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Eu tinha umas mudas dessa plantinha e nunca mais achei. Gostaria de comprar mudas ou sementes.
    Acho ela muito linda e gostaria de plantar em uma mata que tenho na chácara. Se tiver,favor entrar em contato (38)999117070

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos. Vc pode me arrumar sementes da fruta azul? Contato: Wandalse@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de saber a fonte que confirma que estes frutos são comestíveis. Pois estou manejando a espécie e gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também gostaria de saber... Encontrei ela no meu sítio. Mas ainda não tive "coragem"/segurança para experimentá-la.

      Excluir
  10. Encontrei essa linda plantinha hj na chácara que comprei fiquei encantada pois nunca tinha visto, se colocar as sementes no vaso será que dá certo?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Por gentileza, gostaria de saber se alguém teria a muda dessa plantinha ou sementes, obrigada
    whatsapp (11)940078187

    ResponderExcluir