expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

Pequizeiro (pequi)

Pequizeiro (pequi)

Nome científico: Caryocar brasiliense.

Sinônimos: Pequizeira.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Ocorrência: Brasil, nos estados de Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Ceará, Bahia, São Paulo, Paraná, Tocantins, Maranhão e Piauí.

Ambiente: Gosta de solos ácidos, bem drenados, com duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa. Aprecia sol intenso.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Características: É uma árvore de até 6 metros de altura, com troncos e galhos retorcidos e de casca rugosa. Flores grandes, com cerca de 10 centímetros de diâmetro, amarelo pálido. Frutos que variam desde o esférico até o quadrilobado, contendo de uma a quatro sementes. Semente que varia desde o amarelo pálido até o laranja-intenso, com polpa comestível, com espinhos sob a mesma e uma castanha bastante apreciada no seu interior. Fruto de forte odor agradável e característico.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Como fazer mudas: Selecione os frutos e retire a sua polpa (parte externa do fruto). Coloque as sementes numa mistura de 3,5 gramas de ácido giberélico por 10 litros de água por uma semana. Isso irá reduzir a dormência das sementes. Retire e deixe secar em local fresco e sombreado por cerca de uma semana. Para o plantio, use saquinhos plásticos e terra vermelha do cerrado. Regue apenas quando o substrato estiver seco. A semente leva de 30 dias a um ano para germinar, dependendo da característica de cada fruto.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves

Status ecológico: Em elevado risco de extinção devido ao desmatamento do cerrado para se fazer pastagens.

Preserve um bem que é de todos. Isso é dever de cada um de nós.
Um abraço preservacionista para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário