expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

domingo, 5 de maio de 2013

Cobra-coral

Cobra-coral

Nome científico: As cobras-corais verdadeiras pertencem ao gênero Micrurus.

Ocorrência: Sul da África, Ásia, América-do-sul e Central.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Habitat: Prefere ambientes escuros, tendo hábitos noturnos, raramente saindo durante o dia. Vive sob folhas, galhos e pedras.

Características: É um réptil de até 80 centímetros, com anéis coloridos em todo o corpo. Uma das maneiras de distinguir a coral-falsa da verdadeira é observar seus anéis. Os anéis da coral verdadeira circundam seu corpo inteiro, enquanto que na coral-falsa eles se dispõem apenas no dorso e alto ventre. Acontecem poucos acidentes com essa cobra porque suas presas inoculadoras de veneno se localizam no fundo de sua boca e ela precisa ficar grudada no local até conseguir inocular sua peçonha. Uma das características marcantes nessas serpentes é o fato de ela manter a cauda levantada para confundir seus predadores, pois, causa a impressão de que possui duas cabeças. Isso pode ser observado na foto acima.

Ação do veneno: Seu veneno é tão tóxico quanto o da naja. Tem ação neurotóxica. Atinge o sistema nervoso central, causando dormência, problemas respiratórios e caimento das pálpebras. É, das serpentes brasileiras a que tem veneno mais forte. Se não for socorrido rápido, pode levar ao óbito em até 3 horas.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Hábitos sociais: Vivem solitárias, encontrando-se apenas para casalamento.

Hábitos alimentares: Se alimentam de pequenos lagartos, insetos e roedores.

Reprodução: Põem de 3 a 18 ovos debaixo de folhas velhas em local ensolarado. Os ovos eclodem em cerca de 90 dias e os filhotes já são autônomos. A fêmea armazena esperma, de forma que pode fazer várias posturas antes de um novo acasalamento.

Predadores: Aves de rapina e algumas serpentes não-venenosas.

Status ecológico: Sem risco de extinção.

Importante: Todos os animais fotografados não sofreram maus tratos e estão em plena liberdade na natureza.

Ao andar pelas matas nunca mate esses animais, caso venha a encontrá-los, afinal eles estão em seu ambiente natural. Evite o contato e deixe-os seguir seu caminho, pois, cada ser tem um papel importante na natureza. 
Um grande abraço!

Um comentário:

  1. Na verdade algumas corais verdadeiras tem anéis completos e outras não, algumas possuem apenas coloração vermelha, preta com anéis amarelos, são todas brancas ou até mesmo faltando alguns anéis de cores caracteristicos. Devemos lembrar que há um grande número de espécies dispersas por diversas partes do continente americano sendo que o que é válido na classificação de espécies no sul dos EUA não é válido para espécies brasileiras o mesmo ocorre de um estado brasileiro para outro ou até mesmo dentro de um estado.

    ResponderExcluir