expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Lagoa do tabuleiro pequeno


A lagoa do tabuleiro pequeno se localiza a 5 km do centro da cidade de Paraopeba, região central de Minas Gerais.  


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Cerca de 80% de sua margem está localizada em uma área de preservação ambiental e os outros 20% estão em área particular. Em um dos lados tem vegetação típica do cerrado, com pequizeiros, araticuns, e árvores baixas e retorcidas.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Do outro lado, está cercada por mata de transição, com árvores maiores de até 20 metros de altura. Por estar numa reserva, sua diversidade mantém-se quase inalterada, apresentando-se muito bem preservada.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Sua flora é exuberante, com plantas aquáticas como o aguapé e juncos, lugares que certamente abrigam jacarés e serpentes.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Em sua mata de transição podem ser encontradas algumas espécies de bromélias, ainda intocadas, aumentando ainda mais o fascínio por essa natureza generosa.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Insetos venenosos, como esses marimbondos vistos acima exigem um pouco de atenção, mas mostram a beleza de tanta diversidade.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Sua diversidade da fauna pode ser percebida por patos selvagens,, que pescam tranquilos em suas águas calmas.


    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


Por estar localizada entre o cerrado e as matas de serras, é fonte de bebida e esconderijo noturno para vários animais como lobos, raposas, jaguatiricas e jacarés.


    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos               Os blogueiros Evandro e Daniel 


Quando encontramos lugares assim, tão perto da civilização, mas ainda bem preservados, nos enchemos de ânimo, pois, acreditamos ser realmente possível, mesclar desenvolvimento, sem agredir nosso patrimônio ambiental. Se um dia tiverem a oportunidade de conhecer, certamente terão essa mesma alegria e admiração, mesmo porque esse artigo não mostra todo o potencial que essa lagoa oferece. Espero que tenham gostado dessa matéria.
Um grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário